español português english email
Os Agostinianos Recoletos da Espanha participaram da 47ª Jornada dos Institutos de Vida Consagrada


Os Agostinianos Recoletos da Espanha participaram da 47ª Jornada dos Institutos de Vida Consagrada
13-04-2018 España
O Instituto Teológico da Vida Religiosa ITVR organizou entre os dias 5 e 8 de abril a 47ª Semana Nacional dos Institutos de Vida Consagrada com o lema: “Chamou os que ele quis”.

Os noviços agostinianos recoletos, procedentes de Monteagudo (Navarra) os professos da casa de formação Santo Agostinho de Las Rozas (Madri) e os religiosos agostinianos recoletos das diferentes comunidades de Madri e Valladolid participaram desta Semana Nacional. É importante destacar que essa semana convocou aproximadamente setecentos religiosos e religiosas dos diferentes Institutos da vida consagrada, que durante estes dias escutaram aos diferentes palestrantes que apresentaram a suas reflexões a respeito do próximo Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco para o mês de outubro deste ano; o lema do sínodo é: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

As jornadas iniciaram com uma mensagem do Papa Francisco, que de forma “bem simpática” trata por meio da sua experiência de pastor “a diminuição de vocações”, diante da qual, indica que é conveniente relembrar que Jesus Cristo é o dono da vocação. Além disso, o Santo Padre expressa o seu “temor” de que os jovens “percam suas raízes”, por conseguinte exorta à convivência e ao diálogo entre os jovens e os anciãos. O vídeo conclui com um convite do Papa aos religiosos participantes a viver estes dias com bom humor.

A experiência de oração, a alegria pascal, o desinstalar-se e ser portador do Evangelho foram os conselhos dados pelo cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madri, em sua saudação inaugural.

As reflexões dos dias seguintes giraram em torno ao processo sinodal. De fato, destacou-se que os jovens não devem ser meros objetos de atenção pastoral, mas sim sujeitos ativos, por isso é preciso que se deixem interpelar por suas palavras.
Também nas jornadas foi apresentada a situação dos jovens a partir de diferentes pontos de vista; por exemplo, os efeitos que as tecnologias exercem no seu modo de ser, concluindo que nem sempre um mundo digital e conectado nas “redes” significa melhores relações. Da mesma forma foi abordado o tema da vocação desde várias perspectivas: uma chamada existencial, chamados a ser desde o olhar de Deus, desde um carisma...

A respeito da crise de vocações, é necessário destacar que a questão não gira em torno a como podemos nos manter vivos, mas sim como entregar a vida no dia a dia e a crescer na experiência de viver e de se sentir amado.

O cardeal Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa e coordenador do Conselho de Cardeais para a reforma da Cúria romana (C 9), relembrou os convites do Papa Francisco aos jovens; Taizé ofereceu algumas chaves de leitura de oração e de encontro com Deus; Dom José R. Carballo, arcebispo titular de Belcastro e secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, convidou a criar cultura vocacional, a recuperar a narração de vida e uma Teologia da esperança.




E você, o que acha?

menu portada noticias reportajes agenda documentos nosotros material gráfico misiones escribenos intranet Entra y verás
Agostinianos Recoletos. Província de São Nicolau de Tolentino. Paseo de la Habana, 167. 28036 -Madrid, Espanha. Fone: 913 453 460. CIF: R-2800087-E. Inscrita no Registro de Entidades Religiosas do Ministério de Justiça, número 1398-a-SE/B. Política de privacidade.
Busca.